Sonho de Valsa X Serenata de Amor

Essa parece que é piada, mas não é. Hoje, resolvi escrever sobre uma comparação que vem desde a antiguidade: Sonho de Valsa versus Serenata de Amor. Qual é o melhor? Qual é o mais gostoso? A idéia surgiu depois de ler um tuíte da @isaspfc retuítado pelo @fotoglopes.

Sonho de Valsa versus Serenata de Amor

Sonho de Valsa versus Serenata de Amor

Prá início de conversa, façamos um resumo de ambos os bombons:

Sonho de Valsa

O Sonho de Valsa é um bombom tão fodão que tem até website: www.sonhodevalsa.com.br. É produzido pela Kraft Foods Brasil (dona da marca Lacta) e existe desde 1938. É um clássico dos chocolates brasileiros. No portal da Universidade do Rio Grande (Furg), há uma página web com um pouco da história do bombom. Vale a pena dar uma lidinha (aqui tem um print screen da página).

Atualmente, o bombom é comercializado em quatro versões: Sonho de Valsa tradicional, Sonho de Valsa Mais (são três bombonzinhos colados um ao outro), Sonho de Valsa Trufa e Sonho de Valsa Branco. Também há algumas embalagens especiais, como uma lata em formato circular e uma caixinha de plástico em formato de coração. Cute baby, cute.

Segundo o site do bombom, eis os ingredientes: Açúcar, gordura vegetal, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, massa de cacau, manteiga de cacau, castanha de caju, soro de leite em pó, farinha de soja integral, leite em pó desnatado, gordura de manteiga desidratada, sal, óleo de soja, cacau em pó, extrato de malte, emulsificantes – lecitina de soja e poliglicerol poliricinoleato, fermento químico bicarbonato de sódio e aromatizante. Ah, no site não fala, mas contém glúten.

As embalagens clássicas dos bombons

As embalagens clássicas dos bombons

Serenata de Amor

O Serenata de Amor não tem website, mas isso não importa muito, né? É fabricado pela Garoto desde 1949, ou seja, surgiu 11 anos depois do rival Sonho de Valsa. Originalmente era para se chamar Serenata ao Luar, mas como já havia um bombom com esse nome, trocaram o “ao Luar” por “de Amor”.

A fórmula do bombom variou bastante desde então. No início, tinha uma avelã inteira no recheio, envolta em uma casquinha crocante de wafer e duas camadas de chocolate ao leite e meio-amargo. A partir de 1960 a avelã saiu e entrou a castanha de caju. Em 1997, saiu a castanha de caju e o recheio passou a ter amendoim. Além de ficar muito parecido com o Sonho de Valsa, a receita não agradou o mercado e, em 99, a Garoto relançou a versão com castanha de caju (saiba mais sobre a história do Serenata de Amor).

O bombom também possui quatro versões: Serenata de Amor tradicional, Serenata de Amor Branco, Serenata de Amor Mousse e Serenata de Amor Balls (mini-bolinhas).

De acordo com sites que vendem o bombom (no portal da Garoto não há essa informação), os ingredientes são açúcar, óleo de soja e/ou algodão e/ou palma hidrogenado, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, castanha de caju, soro de leite em pó, manteiga de cacau, cacau em pó, leite em pó integral, massa de cacau, flocos de arroz, gordura vegetal, amido de milho, farinha de soja, sal, gema de ovo desidratada, emulsificantes – lecitina de soja e poliricinoleato de poliglicerol, aromatizantes e fermento químico bicarbonato de sódio. Contém glúten.

Minha opinião

Opinião é igual orifício anal: cada um tem o seu e faz com ele o que achar melhor. Sendo assim, sinto-me à vontade para dizer que o Sonho de Valsa é o meu vencedor. A fórmula do bombom se manteve fiel desde o seu lançamento, diferente do Serenata de Amor, e isso conta muitos pontos. O Sonho de Valsa aparenta ter mais maciez e consistência que seu rival, que muitas vezes é mais quebradiço e farelento.

E a sua opinião?

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante!

Comments
  1. Marcelo

    Eu prefiro o Ouro Branco… mas entre os dois cada um vem a calhar em algum momento. Mas o Sonho de Valsa tá cada vez com gosto de ‘indústria’. Dizem que antigamente os dois tinham uma avelã enorme inteira, não apenas um creme sem-vergonha de avelã! Pensando nisso, acho que os dois estão em decadência. Se considerar a relação custo-benefício… conheço uma tiazinha que vende bombom caseiro por um real que é cinco vezes melhor que os dois…
    Vale lembrar que sou chocólatra!
    Inté mais!

  2. Bar Mercearia

    Não sou uma especialista, em bombons, pelo contrária sou chata para caramba com chocolate, tem de ser muito bom o chocolate para eu querer comer, já que não sou chocólotra, claro com certeza gosto mais do fodidão bombom, “Sonho de Valsa”!!!! Rosinha e tudo mais!

    Fernanda
    Equipe Mercearia

  3. Giuliano

    EU com certeza prefiro o sonho de valsa, quanto mais industrializado melhorr ehuaehuea, mas no momento não to podendo comer chocolate =(.

  4. Dani

    O sonho de valsa é o meu preferido entre os dois porque é cor-de-rosa! Ah, mas você sabe, eu só como a metade… o recheio passo pro maridão. Inté!

    (Fui clara, fio? Espero que sim, porque bacana é difícil pra mim!;))

  5. seu cunhado

    E aew Eder to chegando por aqui.

    Eu num gosto dos dois.

    Flwss

  6. Evair

    Eu particularmente adoro Serenata de Amor, mas o Sonho de Valsa truffah nao perde pra ninguem!!!!!!

  7. nathalia

    pow acho qui esse site deveria ter mais informaçoes sobre materia prima do bombom ecomo e fabricado como e distribuido no mercado e etc…

  8. joao pedro

    nao vejo diferenca entre o sonho de valsa e o serenata de amor os dois sao gostosos

  9. joao pedro

    os dois sao deliciosos os melhores mais eu fico com o serenata de amor

  10. joao pedro

    os dois sao bom

  11. bethania

    oi

  12. adriana

    Prefiro o Ouro Branco, não é enjoativo!! Pra mim o Sonho de Valsa e o Serenata de Amor têm gosto de plástico!

  13. luciana farias

    Na minha opinião o serenata é infinitamente melhor. A coloração é mais brilhante, e os bombons raramente vem com aquele aspecto de velho, com manchar esbranquiçadas, sem falar do sabor!!! mais crocante e delicioso.

  14. Quimquim

    Apesar de gostar do Sonho de Valsa, não trocaria o Serenata de Amor por nenhum outro…

  15. Marina

    Eu acho infinitamente o Serenata de Amor melhor que o Sonho de Valsa. O Serenata é mais macio, crocante e menos enjoativo. Eu comi uns 3 sonhos de valsa na minha vida inteira e Serenata de Amor está na lista de compra mensal da minha casa, somos em 5 e todo mes tem um saco de serenata. Todos amam

  16. Thalles

    Bom, na minha opinião a embalagem não importa oq importa mesmo é o conteudo, eu acho que o serenata de amor é muito melhor por sua crocancia e seu sabor caseiro.

    e enfim essa é minha opnião.
    flw

  17. O SERENATA DE AMOR E IMBATIVEL

    O SERENATA DE AMÔR É IMBATÍVEL POIS SUA FORMULA E ALEMÃ E NÃO TEM NADA A VER COM O SONHO DE VALSA. NÃO TEM COMPARAÇÃO. O SERENATA É COMO CHOCOLATE SUIÇO.

  18. luiz

    Voce sabia que a Garoto sempre fabricou seu chocolate desde a matéria prima ou seja do próprio cacau.
    Ao contrário o Lacta comprava a massa de cacau de produtores da Bahia.Quem voce acha que fazia o melhor chocolate?
    Higiene na Fábrica da Garoto no Bairro da Glória cidade de Vila Velha(ES)foi e é fundamental cultura vinda
    da Europa.

    • miame

      eu tanbem gosto muito se eu pudesete daria o sol o ceu e as estrelas mas nada seria em tao gostoso quanto uma serenata de amor

  19. teli

    A serenata do amor é muito legal para conquista.
    O sonho de valsa é gostoso para come.

  20. teli

    legal

  21. vanda

    olha,antigamente achava o bombom serenata de amor muito gostoso,agora ele esta vindo muito industrializado…..e tambem acho que deveria vim plastificado dentro da caixa de bombons…assim como a nestle esta fazendo….acho bem mais exienico e bem mais saudavel!! abraços pessoal…

  22. ivonete vergueiro

    muito bom

  23. MITRA

    nao uso produtos que contenham ovos, entao o sonho e’ a melhor escolha..

  24. jaime.t.vieira

    serenatadeamor so combina com o luar e muitas estrela pois meu amor por serenata não se desculte por nada e faça serenata com sabor coco e uvas e como beija o seu amor o ano todo beijo de palmas to

  25. gessica merce

    eu acho serenata de amor e lindo nao tem esplicaçao

  26. debora da rosa

    eu acho lindo eu ganhei um mesagem de serenata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>